sexta-feira, 4 de março de 2011

Paradigmas paradoxos para pragmáticos globalizados.

Hoje tive o prazer de saborear um pouco da culinária japonesa com a facilidade do telefone. Digitei oito números e no segundo toque uma moça atendeu, por sinal, com sotaque mineiro. Fiz meu pedido composto por sushis variados (todos com nomes americanizados como Filadélfia, Boston alguma coisa e etc.) e aguardei ansiosamente pela entrega.
Após trinta minutos um rapaz tipicamente carioca apareceu no meu portão. Ele usava uma faixa na cabeça bem no estilo ninja de sushibar com o nome do estabelecimento escrito em meio a símbolos linguísticos asiáticos, além de um cordão prateado que mais parecia uma coleira. Primeiro ele disse "Boa tarde", eu o cumprimentei, entreguei-lhe o dinheiro, peguei meu almoço e o troco. Em seguida falei: "Tchau e bom carnaval". Ele, verificando sua gorjeta, disse: "Falou, dona. Bom carna aí."
No meio disso tudo, me lembrei de um detalhe: Toda vez que vou neste restaurante assisto aos cozinheiros preparando meu alimento (eles ficam numa espécie de aquário). Os dois que sempre estão no horário em que costumo ir são nordestinos. Isso é perceptível pelo sotaque, fisionomia e habilidade com facas (não tentei fazer piada, isso é uma observação). O dono do local também fica por lá o dia inteiro; um homem de quase 40 anos, olhos, pele e cabelos claros, além de falar algo entre português e espanhol (acho que portunhol).


Isso é globalização! Interação mundial! Várias culturas em um só lugar de cultura diferente! Lindo, não? E assustador também. Imagina um egípcio, dono de um restaurante de comida brasileira preparada por um americano da Califórnia e vendida para nova iorquinos!

Pessoal, um excelente Carnaval!

- Carolina Aquino.

Esclarecimentos: Sou neta de pernambucano filho de espanhol e carioca filha de português. De cearense filho de italiano e carioca filha de italiana com negro. E aí? Vai barrar? haha'

Nenhum comentário:

Postar um comentário